terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dicas de como cuidar de periquitos


O jeito de ser deles: são animais bastante sociáveis e por isso é bem que você tenha pelo menos dois periquitos para que eles não se sintam sós. Não se preocupe porque se você não colocar um ninho eles não vão ter filhotes. É também muito importante nunca pôr duas fêmeas juntas porque vai dar briga. Já se forem dois machos, não há problemas.
Alimentação: os periquitos se alimentam de sementes especias que são vendidas em lojas especializadas, mas de vez em quando você também pode dar frutas e verduras. As mais indicadassão: alface, maçã, pêra, morangos, pêssego e melão. Tenha cuidado porquê alguns alimentos podem ser venenosos para os bichinhos, portanto antes de dar qualquer fruta mais exótica é melhor falar com o veterinário.
Macho ou fêmea?: Se você quiser que o seu periquito cante e chegue até a falar alguma coisa, o melhor é que seja macho. Para saber se é macho ou fêmea, olhe para a parte carnosa em cima do bico (o que corresponderia ao nariz); se for azul é macho e se for marrom é fêmea.
Sua casa: Você tem que ter uma gaiola suficientemente grande para que ele possa se mover e se sentir confortável. É importante que a gaiola esteja num lugar com uma temperatura média, nem frio, nem calor. Você pode acostumá-lo a sair da gaiola, mas tenha cuidado e feche todas as portas e janelas, apague a televisão e feche as cortinas para que o periquito não sofra nenhum acidente.
Seus brinquedos: o periquito gosta de brincar como uma criança, por isso é importante que ele tenha na sua gaiola, objetos como por exemplo uma bola.Ter um espelho é desaconselhável, pois o bichinho pode achar que tem companhia e depois ter algum tipo de transtorno ou depressão.

Nenhum comentário:

Gatinhos!