quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Peixes como cuidar

Como cuidar de peixes
1.Há dois tipos de peixes que podem ser criados em aquários: os de água fria e os tropicais. Os peixes de água fria: são os mais recomendados para aquaristas principiantes. Têm vida longa e são mais fáceis de tratar. A temperatura da água deve ficar entre 10 e 23 graus centígrados. Entre os peixes tropicais, existem espécies muito coloridas e necessitam de água entre 22 e 26 graus centígrados.
2. Você não pode misturar peixes de água fria e tropicais no mesmo aquário. Alguns peixes tropicais do tipo “lutadores” não podem ser colocados no mesmo aquário quando existirem dois machos pois eles brigam até um morrer.
3. Comece com poucos peixes e à medida que for adquirindo experiência, vá aumentando. 4. O tamanho do aquário depende da quantidade de peixes. Os peixes de água fria precisam de pelo menos 2 litros, por 2,5 cm de peixe, já os tropicais necessitam de pelo menos 7,5 cm2 de superfície por 2,5 cm de peixe.
5. Ponha o aquário em cima de uma superfície segura e plana.
6. O aquário deve ser coberto com uma cobertura de plástico ou vidro, mas ela servirá para impedir que caia sujeiras no aquário, que os peixes pulem, diminuirá a evaporação da água e ajudará a manter a temperatura.
7. A luz deve ser de lâmpada fluorescente que deve ficar presa à tampa do aquário. Evite a luz solar direta. Se ocorrer o crescimento de muitas algas e a água ficar verde, reduza a luz.
8. Instale uma bomba de ar com um filtro para manter o nível de oxigênio e a água limpa.
9. Antes de encher o aquário de água para receber os peixes, lave-o bem. Ponha o filtro no fundo e o cubra com areia especial para aquário. Decore o aquário com pedras (bem lavadas), plantas verdadeiras ou de plástico.
10. Se for um aquário tropical, instale um aquecedor e um termômetro para controlar a temperatura da água. Verifique a temperatura todos os dias.
11. Ponha todo o conjunto para funcionar um tempo antes de colocar os peixes para verificar se tudo está funcionando direitinho.
12. Observe bem os peixes antes de comprá-los. Escolha aqueles que tenham vigor, não aqueles muito parados.
13. Alimente os peixes duas vezes ao dia com a comida apropriada comprada nas lojas especializadas. A quantidade certa de alimentos é aquela em que os peixes não fiquem mais de cinco minutos comendo.
14. Para manter o aquário limpo você pode usar ímãs de algas para retirar as algas e retirar as sobras de comidas ou outras sujeirinhas com um aspirador ou tubo de sifão. Esses acessórios você encontra nas lojas especializadas.
15. Troque um quarto da água do aquário de duas em duas semanas.
16. Fique atento quanto à doenças que atacam os peixes: fungos ou manchas brancas são as mais comuns. Procure orientação com os veterinários ou nas lojas especializadas. Coloque os peixes doentes em um aquário separado.
17. Se os peixes estiverem vindo à tona pode ser por falta de oxigênio ou muito calor. Verifique o mais rápido possível e corrija o problema.
18. Para evitar o desenvolvimento de parasitas, desinfete as novas plantas e ponha os novos peixes em aquário separado por duas a três semanas até que nada de diferente seja observado.
19. Cuidado ao transportar o peixe. Certifique-se que a temperatura da água no saco plásticos é a mesma da água do aquário e que durante o transporte ela não seja muito alterada. Para os peixes mais sensíveis você pode colocar o saco em uma embalagem de papelão e prencher o espaço entre a caixa e o saco com pedacinhos de poliestireno expandido para manter a temperatura da água. Antes de soltar os peixes no aquário, deixe-os flutuando pelo menos uns dez minutos dentro do saco.
Creditos: www.nanico.com.br

Nenhum comentário:

Gatinhos!